Outubro Rosa
Hoje é o último dia de Outubro.
Vimos muitas campanhas contra o câncer de mama em mulheres, porém, a veterinária atualmente também passou a realizar o Outubro Rosa chamando este alerta para as nossas cadelas e gatas.
E claro! Eu não poderia ficar de fora.
É muito importante que os proprietários sempre procurem na hora do carinho, massagear a região das cadeia mamárias de seus animais e se notar alguma suspeita, um nódulo seja pequeno ou grande já agende uma consulta com o veterinário.
Nesse caso o veterinário além de avaliar todos os parâmetros clínicos do animal, irá solicitar exames complementares como raio x e ultrassom que nos ajudam a verificar se já ocorreu metástase. Outros exames para avaliação do estado geral do paciente também deverão ser solicitados.
O tratamento normalmente é cirúrgico com a retirada do tumor e caso seja necessário é também importante a quimioterapia.
A medicina veterinária vem se especializando e contamos muito com a avaliação do oncologista para um suporte mais adequado.
Como em mulheres a prevenção é sempre a forma menos dolorosa e mais econômica na cura do câncer mamário.
Muitas vezes me deparo com tutores que procuram o veterinário quando o tumor encontra-se:
- ulcerado (aberto, com ferida e sangrando) - infeccionado (pus)
- miíase ( as famosas 'bicheira' larvas de moscas que vão se alimentando dos tecidos mamário)
- inflamado (região toda avermelhada e muito sensível a dor)
- tumor de tamanho enorme (causa imenso desconforto e levam a quadro intenso de dor) Por isso a prevenção é importantíssima, evitando:
-sofrimento ao animal e seus tutores
- tratamentos onerosos (mais gastos financeiro)
- tratamento sem sucesso
Estudos revelam que a castração antes do primeiro cio pode reduzir até 90% a chance do seu animal desenvolver tumor mamário, lembre-se de realizar a castração o quanto antes.
Categoria: Artigo
Publicado em: 31/10/2016