Oncologia
Com o aumento da expectativa de vida dos cães e gatos, percebemos que os animais, assim como os seres humanos, estão sujeitos a sofrer com o surgimento de câncer ou neoplasias.
Os animais idosos são os mais afetados com essa patologia.
Por isso, contamos com veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo de tumor, câncer e suas complicações.
Acompanhamos seu animal desde consulta, o diagnóstico e tratamento.
A maioria das famílias já possuem um médico veterinário de confiança, sendo, portanto, fundamental que o oncologista trabalhe em parceria com esse profissional visando o máximo de bem-estar do paciente.
Existe na oncologia veterinária alguns fatores que podem compactuar com surgimento dessa doença, como:
- Fatores genéticos;
- Idade avançada;
- Mutações celulares em decorrência de fatores variados;
- Animais que já estejam enfrentando outras patologias;
- Radiação solar (tumores cutâneos internos e externos. Podem afetar cães e gatos de pelagem e pele clara);
- Exposição a produtos químicos;
- Não castração em machos (pode levar a tumores de próstata e testículos).
Os sintomas decorrentes dessa patologia são variados e podem ser confundidos com outras doenças, portanto, a melhor estratégia dos tutores é passar seu pet com um especialista em oncologia veterinária que solicitará os exames corretos para detectar com precisão a enfermidade.
O tratamento pode ser curativo, realizado por meio de cirurgia para remoção do tumor e alternativos, tais como:
- Quimioterapia: nesse tratamento são utilizadas as mesmas drogas usadas em humanos, porém em doses menores. Isso permite que o pet possa levar uma vida quase normal, geralmente sem sofrimento;
- Radioterapia: também semelhante a aplicada em humanos, esse tratamento teve uma grande expansão nos últimos anos;
- Eletroquimioterapia: é uma combinação do medicamento quimioterápico em associação a aplicação de um campo elétrico específico.
- Imunoterapia: mais utilizada em pacientes com melanoma, os medicamentos utilizados nesse método atuam em certas vias específicas das células tumorais matando-as.
Existe ainda o chamado tratamento paliativo, indicado para casos crônicos da doença, em que o tumor está em caso avançado. Nessa situação, não há possibilidade de cura e os cuidados são apenas para aliviar o sofrimento dos animais.
Na oncologia veterinária é fundamental conhecer as origens do problema e principalmente as formas de diagnóstico para que a doença seja diagnosticada com precisão o quanto antes