Fisioterapia
Área disponibilizada para o atendimento de pacientes que necessitam de sessões de fisioterapia, dependendo do quadro avaliando entre o clínico e o fisioterapeuta veterinário.
Consiste na utilização de aparelhos ou meios físicos que permitem um efeito anti-inflamatório, analgésico, relaxante muscular e hipertrofia muscular.
Alguns exemplos são: laserterapia, magnetoterapia, fototerapia, eletro estimulação transcutânea, eletroestimulação muscular, neuro recrutamento muscular, cinesioterapia e termoterapia.
As indicações são: reabilitação ortopédica, reabilitação neurológica, auxílio a animais idosos e perda de peso em pacientes obesos.
No caso da reabilitação ortopédica temos melhora no quadro da dor, aumento da amplitude dos movimentos e força física, ganho ou melhora na massa muscular. Conseguimos também reduzir o tempo de consolidação óssea de fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica.
Na reabilitação neurológica conseguimos a melhora na coordenação motora e no equilíbrio, diminuindo também a atrofia muscular.
No caso da obesidade a fisioterapia ajuda não somente na perda de peso como também a prevenção de doenças associadas como: diabetes, doenças articulares e cardíacas.
Nos animais idosos melhoramos a qualidade de vida, através da diminuição do quadro de dor, melhoramos humor, evitamos atrofia muscular e estimulamos a realização de exercícios.
Principais indicações:
- Recuperação de lesões osteomusculares;
- Recuperação de cirurgias ortopédicas ou neurológicas;
- Poliartrite/Artrose;
- Paralisias;
- Quadros de dor aguda ou crônica;
- Desvios angulares de membros;
- Perda de massa muscular;
- Frouxidão de ligamentos;
- Recuperação de fraturas ou traumas osteomusculares;
- Claudicação;
- Luxação ou sub-luxação.