Pets e seus Brinquedos - Perigos e Benefícios
Todos nós adoramos mimar nossos cães e gatos com brinquedos e sabemos o quanto isso traz benefícios já que eles se distraem, divertem-se, se exercitam, gastam energia e interagem com a gente, estimulando a compreensão do que falamos com eles, o raciocínio para a busca dos brinquedos e a aproximação com seus tutores. Porém, existem alguns pontos que devem ser observados ao comprarmos os brinquedos e é sobre isso que vamos falar.
Os brinquedos de pelúcia devem possuir uma costura firme e não ter olhinhos, nariz, boca ou qualquer objeto que nosso pet possa destruir e ingerir. Caso note que a costura se abriu e ele está ingerindo o enchimento, rapidamente retire o brinquedo e caso tenha dúvida da ingestão entre em contato com o veterinário imediatamente.
Devemos ter a mesma atenção com as bolas, os mordedores de ossos, os famosos frangos de borracha, sanduíches e pneus de borracha, para fornecer os que são de material duro e resistente, já que a ingestão desses produtos pode causar obstrução intestinal e intoxicação exógena. Se você verificou que o nosso amiguinho já conseguiu destruiu o brinquedo, o correto é remover o brinquedo deles o mais rápido possível.
Os puxadores, que são aqueles brinquedos feito com nós e cordas, são firmes, porém, não requerem menos atenção do que os demais.
Ossos feito de couro, além de fazer mal para o organismo, podem levar a morte do seu pet por sufocamento, podendo ficar preso na garganta, também podem causar obstrução intestinal, quando ingeridos em grandes pedaços, pois não são digeridos pelo organismo e contém substâncias tóxicas, e ocasionalmente podem vir contaminados com salmonela e causar vômitos e diarreia. Antigamente usavam-se os ossos como forma de limpar os dentes dos animais, porém, atualmente sabemos que essa ideia é atrasada e perigosa e que o ideal é a consulta veterinária, que poderá avaliar com maior precisão e conhecimento técnico o estado da saúde bucal do seu pet e prescrever o tratamento adequado.
Os brinquedos, como citados acima, trazem muitas vantagens e diversão para os pets, porém, a ingestão de algum corpo estranho poderá submeter seu animal a intoxicação grave, sufocamento e obstrução intestinal, podendo ser necessário à remoção do mesmo através de cirurgias arriscadas e, em casos mais sérios, a MORTE.
Caso identifique algum desses sintomas no seu pet entre em contato com o veterinário:
● Falta de ar
● Vomito
● Engasgo / tosse
● Diarréia
● Inapetència
● Constipação
● Barriga inchada
Portanto é de suma importância avaliar muito bem a qualidade do brinquedo a ser comprado, e acompanhar bem de perto o estado desses brinquedo após o pet brincar, e lembre-se, que
por mais que ele goste do brinquedo, se o mesmo estiver danificado ou apresentando alguma
condição que possa oferecer riscos a saúde de seu pet, o melhor é retirar e jogar fora.
Categoria: Artigo
Publicado em: 31/10/2017