Reação adversa após imunização de cães e gatos

Nós sabemos o quanto a imunização dos animais é importante na prevenção de doenças graves, sendo que algumas dessas doenças são contagiosas ao homem. Mesmo com toda informação disponível, ainda existem tutores que possuem muitas dúvidas com relação às reações vacinais que podem ocorrer após a aplicação, porém, já ressalto de antemão que muitos animais não desencadeiam nenhuma reação após serem vacinados.

 

Esse texto tem o intuito de esclarecer as dúvidas e deixar os tutores cientes que a vacinação é uma das formas mais seguras de proteger seu animal.

A imunização, ou vacinação, de cães e gatos pode desencadear reações adversas leves e severas. Isto ocorre porque ao injetarmos qualquer substância no organismo do animal, o sistema imunológico pode entender que o antígeno é um corpo estranho e desencadear uma reação alérgica de hipersensibilidade a algum componente da vacina.

As reações leves são as mais comuns e normalmente ocorrem até 48h após a aplicação da vacina. Os principais sintomas dessas reações seriam o inchaço e dor no local da aplicação, bem como febre, letargia e sonolência. O animal pode inclusive ganir ao ser tocado no local onde ocorreu a aplicação devido à sensibilidade e dor local. Esses sintomas podem ser prevenidos ou tratados com o uso de analgésicos e antitérmicos ou mesmo podem desaparecer sozinhos.

Ainda nos quadros de reação leve, temos a criação de nódulos endurecidos (granulomas) na região da vacina. Esses nódulos tentem a sumir com o tempo. Aplicar compressas de água morna no local da aplicação por certo tempo também ajuda o nódulo sumir com mais rapidez.

Nas reações moderadas destacam-se o surgimento de urticárias, que se apresenta com áreas avermelhadas, normalmente na região abdominal, prurido intenso (o animal começa a coçar corpo e focinho em móveis) e inchaço facial e cervical.

Não há como o veterinário prever se o animal apresentará uma reação à vacina e essas reações não estão ligadas a forma como o veterinário faz a aplicação, porém, se os sintomas forem identificados o quanto antes, o veterinário conseguirá controlar o quadro do paciente e tratar as reações através de medicações.

Para animais que possuem histórico de reação adversa após a administração vacinal, é importante saber qual o laboratório que fabrica essa vacina e tentar mudar de fornecedor.

Importante frisar que não se deve realizar mais de uma vacina no mesmo dia. A administração de anti-histamínicos de 10 a 15 min antes ajuda a prevenir a ocorrência das reações adversas.

De qualquer forma vale ressaltar que as reações vacinais são raras e, que esse fato não deve prevalecer para que você não vacine seu animal. Um animal imunizado reduz muito a chance de contrair uma doença, se comparado a um animal sem vacinação.

 

 


Categoria: Artigo

Publicado em:

Endereço e Telefone

Redes Sociais


Mensagem

by Redbit