Renoproteção para Cães e Gatos.
Você tutor, sabe o que isso?
Nós humanos aumentamos a nossa expectativa de vida através de boa alimentação, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida e o mesmo está ocorrendo com os nossos animais.
Atualmente vemos cães e gatos com uma sobrevida muito maior do que há 15 ou 20 anos atrás, e isso está acontecendo graças a uma tecnologia avançada para o preparo de rações, medicamentos e vacinas.
Tutores também estão muito mais conscientes de que prevenir é melhor que remediar, e por conta disso, passam seus animais em consulta periodicamente com o veterinário, fazem exames preventivos, oferecem rações de boa qualidade, investem em vacinas, no controle de ectoparasitas e de endoparasitas.
E é exatamente esse o foco da 'renoproteção', isto é, prevenir, proteger e controlar a progressão da doença renal. Através desses recursos que compreendem a renoproteção, podemos interromper ou até diminuir a progressão da doença renal. Renoproteção é uma nova vertente de pensamento, tanto na medicina humana como na medicina veterinária.
As pesquisas sobre esse tema ainda estão em andamento, mas de alguma forma já podemos e devemos estar atentos, a fim de, prevenir ou proteger a doença renal em nossos pets.
Tutores já podem prevenir e proteger os rins do seu animal fornecendo água fresca em abundância, isto é, ter vários potes de água espalhados pela casa, realizar a troca de água no mínimo 3 vezes ao dia e adquirir os bebedouros para pets que mantém a água corrente e mais fresca durante todo o dia. Devemos lembrar também que rações de alta qualidade fornecem quantidades e qualidade de nutrientes que agregam na proteção de todos os órgãos, inclusive os rins, como também uma alimentação natural bem balanceada, e é de grande importância discutir com seu veterinário qual a melhor tipo, marca, nutrientes ou o tamanho de alimento para o perfil do seu animal. Exercícios periódicos também ajudam no controle da obesidade e outras doenças que podem sobrecarregar a parte renal.
E, mais importante, é a visita periódica ao veterinário para uma boa anamnese, avaliação física, análise de exames complementares, e, caso seu animal já for um doente renal, o tratamento será focado na proteção renal, a fim de promover maior qualidade de vida ao seu pet, através de dieta balanceada com baixo percentual de proteína, hidratação através de fluidoterapia, controle dos níveis pressóricos nos casos de hipertensão, controle de dor e outras medicações para suporte e tratamento da doença renal ou até mesmo a hemodiálise, em casos mais avançados da doença.
O caminho mais promissor da nefrologia humana e veterinária é a prevenção da doença renal e a proteção dos rins, pois sabemos que ainda temos muito que evoluir nesse campo e com o passar dos anos mais novidades estão por vir, ajudando a diminuir o tempo e gastos com o tratamento e aumentar cada vez mais a expectativa e qualidade de vida dos nossos pets.
Categoria: Artigo
Publicado em: 11/11/2017