Informação para Viagem Internacional
1. Colocação do microchip
Nosso médico veterinário é autorizado para a realização desse procedimento.
O microchip utilizado está de acordo com a Norma ISO 11784 e a Norma ISO 11785.
Após a aplicação do microchip, o responsável pelo procedimento entrega ao tutor um documento que certifica a data em que a colocação do chip foi feita.
2. Aplicação da vacina antirrábica
A vacina antirrábica será aplicada pelo médico veterinário no mesmo dia ou após 24 horas depois da colocação do microchip.
As datas da aplicação e de validade da vacina serão registradas na carteira de vacinação do animal, com a assinatura do médico veterinário responsável.
3. Fazer a sorologia
A sorologia é um exame que atesta a eficácia da vacina, verificando se o organismo do animal produziu anticorpos contra a doença.
A sorologia poderá ser realizada após 30 dias ou no máximo 11 meses da aplicação da vacina da raiva.
Seu animal passará em consulta com nosso veterinário que avaliará o estado geral do paciente e dará no dia da consulta um encaminhamento para a realização dos exames nos laboratórios certificados ou, se preferir, a coleta poderá ser realizada em nossa clínica. Nessa fase é muito importante prestar atenção aos prazos, pois a sorologia só pode ser realizada com no mínimo de 30 dias após a aplicação da vacina.
O resultado do exame sai em média entre 45 e 60 dias. Se o exame confirmar a produção de anticorpos acima de 0,5 UI/ml, o veterinário emitirá o atestado de saúde.
Só então o Certificado Veterinário Internacional poderá ser emitido (é a última etapa a ser feita).
Caso contrário, será preciso repetir a vacinação e a sorologia.
4. Solicitar o atestado de saúde
Seu animal deverá passar em consulta como nosso veterinário para avaliação do estado geral de saúde dele.
O veterinário quando atestar a plena saúde do animal, emitirá o Atestado de Saúde conforme modelo disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O atestado é válido apenas por 10 dias. Portanto, é preciso levar o cão ao veterinário somente nos dias que antecedem o embarque.
5. Emitir o Certificado Veterinário Internacional (CVI)
A emissão do CVI é a última etapa para levar seu cachorro ao exterior. O certificado é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e recomenda-se que o pedido seja agendado com cerca de 60 dias de antecedência.
Você realizará o agendamento e no dia marcado para o atendimento comparecerá levando os documentos que comprovem a realização de todas as etapas anteriores: microchipagem, vacinação, sorologia, atestado de saúde, além da passagem aérea do animal e documentos de identificação do tutor.
Após a emissão do CVI, o cachorro terá a documentação completa para poder viajar ao exterior.
ATENÇÃO: sempre acesse o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para verificar se houve alguma alteração.
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil
Categoria: Informe
Publicado em: 04/10/2022