Tutor, você sabe qual é o agente que está causando a otite no seu pet?

Uma das doenças mais recorrentes da clínica veterinária, as otites estão diariamente presentes em nosso consultório. 

Desta forma, o foco desse texto é fornecer informações utéis aos tutores para que estejam atentos na prevenção ou no início da doença. 

Normalmente, quando tutores percebem uma alteração no ouvido do pet costumam tratar impiricamente em casa aplicando produtos aleatoriamente (o que é um risco grande ao paciente) ou agendam a consulta já informando que o paciente está com o otite e  já solicitando um remédio para a cura. 

Porém, o que muitas tutores não sabem é temos diferentes tipos de otites e que somente o veterinário consegue identificá-la. Abaixo seguem as classificações das otites: 

- Otite bacteriana 

- Otite fungica  

- Otite eczematosa 

- Otite ceruminosa 

Após a identificação do tipo de otite elas também são divididas como otites crônicas ou otites agudas, dependendo do período que esse ouvido foi acometido. 

As otites bacteriana ocorrem com a presença de pús dentro do ouvido do paciente, podendo ter coccos ou bastonetes presentes.  Já as otites fungicas normalmente são causadas por leveduras e fungos como Malassezia, as otites aczematosas são ocasionadas por um processo inflamatório do conduto auditivo e as otites ceruminosa tem como causa principal o excesso de produção de cerumem. 

O veterinário é o único profissional apto a identificar através do microscópio (realizando a citologica otológica) que tipo de agente está acometendo o pavilhão auditivo do paciente, classificar a otite e fazer a escolha correta do farmáco. 

Porém, devemos destacar que para a cura do paciente o tutor deverá realizar o tratamento corretamente conforme prescrição, estar atento nos horários e dias de aplicação e fazer os retornos no veterinário conforme solicitado. 

Otite não é simples e pode inclusive levar o paciente a problemas neurologicos inrreversíveis. 

 

 


Roberta Politi

 Roberta Politi  Funcionários  Mensagem


Categoria: Informe

Publicado em:

Endereço e Telefone

Redes Sociais


Mensagem

by Redbit